Como funciona o cérebro do Empresário?

 

O cérebro do empresário funciona como o da grande maioria dos humanos. E por essa razão também, a grande maioria dos homens nos cargos de decisão demora em largar velhos hábitos e crenças para abraçar o futuro. Mas se existe uma verdade absoluta na vida é que o novo sempre vem.

Para que meu argumento não soe como um simples filosofar, após ler este texto, convido você – Empresário, Empreendedor, Executivo, Profissional de MKT e jovens que estão ingressando no segmento – a assistir o breve documentário COMO O CÉREBRO CRIA, no Netflix.

Você verá o quanto é arcaica a proposta ainda vigente de modelo de educação. Por mais “TED Talks” realizados, metodologias e estudos já tenham sido produzidos, a essência do processo educativo ainda está muito mais alinhado com a massificação e a Revolução Industrial do que nos novos conhecimentos e certezas que já adquirimos. Ou seja, já conhecemos o novo e ainda insistimos no que não nos traz mais resultado efetivo. No documentário, você conhecerá uma escola de um bairro carente que estava fadada a fechar devido as notas baixas mudar de patamar ao investir em criatividade e artes como suporte à metodologia. Detalhe, essa escola continua sendo exceção e não a regra.

Onde quero chegar? Vamos lá. O primeiro estágio da relação com o novo é a descrença. Esse, acredito que já superamos no MKT. O segundo, é a adoção de um discurso fervoroso e uma prática inexistente. Este, estamos no auge. O que temos de profissionais propagando o novo, dando palestras sobre o novo e praticando o que é de mais ultrapassado é uma enormidade. Na educação, estamos levando décadas para fazer a transição. Mas nenhuma empresa resiste a uma década de passado. Pois bem, está na hora de você seguir o quanto antes para a nova etapa e praticar dedicadamente o novo. Deixe o discurso vazio de lado e parta de peito aberto para a prática. Quer saber como? Me mande um recado e vamos tomar um café que eu ajudo.

Veja abaixo o trailler da série COMO O CÉREBRO CRIA.

 

Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO